Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. 
O livro tinha tudo para ser ótimo, mesmo sendo um romance, a ideia do enredo não era algo clichê já que as histórias não costumam se passar em circos. Mas não supriu todas as minhas expectativas. Como eu já tinha assistido o filme e achei a história linda fiz por jus comprar e ler o livro.

Jacob é um jovem de 23 anos, que estava prestes a se formar em veterinária, acaba se tornando órfão e recebe uma oportunidade de recomeçar sua vida em um circo depois de pular em um trem em movimento.

O livro é narrado pelo próprio Jacob só que com 90 ou 93 anos como ele mesmo diz. Toda a história que é contada de sua vida enquanto jovem, na verdade são lembranças que ele tem enquanto dorme. O legal de ele já está com uma idade avançada no livro é o que nos traz uma reflexão sobre a velhice e a juventude.

O romance conta com dois triângulos amorosos. O primeiro, e bem conturbado, entre Jacob, Marlena (estrela do número de cavalos e casada com o chefe do setor de animais) e August (o tal chefe do setor de animais). E o segundo entre Jacob, Marlena e Rosie (uma elefanta e mais nova estrela do circo).

Mesmo a história sendo linda, mesmo trazendo uma reflexão e mesmo tendo um ar de mistério, eu realmente tive problemas com a escrita da Sara Gruen. Ela não me prendeu plenamente na história, o uso da informalidade nas falas das personagens foi um pouco foçada (mesmo sendo trabalhadores de circo) e o detalhamento de algumas coisas que, na minha opinião, não precisavam ser tão detalhadas. Mas achei legal o fato dela ter se baseado em algumas histórias reais e feito pesquisas para produzir a obra.

Emfim, quem já viu o filme e tem a curiosidade de ler o livro (assim como eu tive) pode ler, mas eu mesma não leria ele uma segunda vez.

    Avaliação


14 Comentários

  1. nossa, que bom saber... vi tanta gente querendo ler e comprando.. tambem queria hehe sempre legal ouvir uma opiniao diferente, nunca vi o filme (muito menos o livro) :/

    beijimm
    idiomafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Conheço o livro, mas nunca li e nem vi o filme. Na verdade nunca me interessei por medo de não gostar, foi até bom ler lido essa resenha. Beijos!

    Please, Mademoiselle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro podia ter sido melhor em comparação com o filme.

      Excluir
  3. Oie Renata! ^^
    Depois que li a sua resenha até me arrependi por não ter olhado todo o filme... Aiiii é que ta eu não olhei para comprar o Livro, porque a história parecia ser tão diferente! Mas depois da tua resenha irei comprar sabendo que esse Livro não é O Melhor! ^^
    Beijos e até! :)
    Sou do Blog:
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo para se ler pela história, mas o livro em sim não me agradou.

      Excluir
  4. O livro parece muito bom, deu vontade de comprar *3*

    www.excepcionalmente.com

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar tanto desse livro , parece ser tão lindo , quero logo ler , adorei sua opinião e resenha sobre ele ... Um beijo
    http://byalinebeatriz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, vi o filme, mas pelas resenhas que já li não me interessei pelo livro, Ótimo blog, Parabéns!
    Deixe um comentário no meu também: http://viciodelerlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro ano passado, gostei bastante mas não cheguei a amar. Não gostei do filme, nem tive paciência de assisti-lo completo rsrsrs.
    Adorei a resenha
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...